Texto e fotos: Divulgação/Ascom HDG
A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho (HDG), promoveu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro a 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA).
O evento, realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), trouxe como tema central: “Saúde mental e segurança ocupacional — equilíbrio emocional também é proteção no trabalho”.
A programação foi marcada por dinâmicas interativas, atividades educativas e ações voltadas ao autocuidado, buscando sensibilizar os colaboradores sobre a importância de manter o equilíbrio emocional como parte essencial da prevenção de acidentes e da promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
Além do foco na saúde mental e segurança ocupacional, a semana também destacou a pauta ambiental. Uma das ações mais simbólicas foi a doação de mudas de plantas nativas, como incentivo à arborização, à preservação dos recursos naturais e ao fortalecimento do compromisso coletivo com práticas sustentáveis.
Para Samuel de Carvalho Barbosa, engenheiro ambiental, coordenador do SESMT e um dos responsáveis pela organização, o evento amplia a visão sobre a segurança no trabalho.
“Acreditamos que segurança no trabalho vai muito além do uso de equipamentos de proteção. O equilíbrio emocional é um pilar fundamental para a saúde e a produtividade dos colaboradores. Quando o trabalhador está bem consigo mesmo, ele se protege mais e protege também seus colegas. Além disso, incluir a pauta ambiental em nossa semana é reforçar que a preservação da vida começa pelo cuidado com o planeta”, afirmou Barbosa.
A presidente da CIPA, Raquel Amancio, reforçou o papel da comissão na construção de ambientes mais seguros e saudáveis. “A CIPA desempenha um papel fundamental na identificação de riscos, na proposição de medidas preventivas e na promoção da saúde e da segurança. Nossa missão é alinhar o ambiente de trabalho com a preservação da vida e do bem-estar do trabalhador”, destacou.
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, também destacou a importância das ações. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas em todos os aspectos — físico, emocional e social. A SIPAT e a SIPATMA são oportunidades valiosas para reforçarmos a cultura de segurança, o bem-estar dos nossos colaboradores e a responsabilidade com o meio ambiente. Investir na saúde mental e na sustentabilidade é investir na vida e na qualidade do trabalho que prestamos à comunidade”, ponderou Leone.
Com grande adesão dos colaboradores, a SIPAT e SIPATMA 2025 reafirmaram o compromisso da Fundação Dilson Godinho com a valorização da vida, a cultura de segurança e a responsabilidade ambiental.
O evento mostrou que a prevenção é uma construção coletiva, feita com diálogo, educação e ações práticas, fortalecendo a integração entre saúde emocional, segurança ocupacional e sustentabilidade.
Cadastre em nossa newsletter e receba um resumo das principais notícias e informativos
Envie um comentário